Skip to content

O que é e como funciona o contrato Correios?

Ter um contrato com os Correios significa firmar um acordo de prestação de serviço com a companhia de maior abrangência na entrega de encomendas do país.

Essa transação pode ser feita com instituições do governo e também está aberta a empresas com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).

O benefício de atuar com um contrato com os Correios está em acessar um conjunto de diferenciais exclusivos, entre eles, trabalhar com valores melhores do que os cobrados nas postagens individuais diretamente no balcão.

Qual a vantagem de ter contrato com os Correios?

Somadas às taxas de envio diferenciadas, as vantagens para quem possui um contrato com os Correios envolvem o acesso a ferramentas gratuitas como o SIGEP Web (Gerenciador de Postagem dos Correios) e mais alternativas de pagamento dos fretes.

Confira a lista de benefícios:

  • Tarifas reduzidas e adaptadas ao nível de consumo;
  • Acesso a postagens em todas agências dos Correios (próprias e franqueadas);
  • Opções de pagamento em fatura mensal ou no ato do uso do serviço;
  • Logística reversa (frete de retorno das mercadorias nas situações em que o cliente solicitou a troca ou devolução do pedido);
  • Cálculo de preços e prazos, consulta de CEP, rastreamento e localização de agências com integração via API;
  • Acesso gratuito ao SIGEP Web (Gerenciador de Postagens dos Correios), ferramenta usada para a emissão de rótulos de endereçamento, as chamadas etiquetas de frete;
  • Acesso gratuito ao SPE (Sistema de Postagem Eletrônica para o envio de Telegramas e Cartas via internet);
  • Isenção da cota mínima de envios nos dois primeiros meses de faturamento.

Como fazer um contrato com os Correios?

Caso sua dúvida seja se quem empreende no e-commerce pode terem um acordo comercial com o maior operador logístico do país, a resposta é sim.

Lojistas virtuais regularizados como Microempreendedor Individual (MEI), ou outra modalidade de empresa que tenha o CNPJ ativo, podem firmar contrato com os Correios.

Para fazer um contrato diretamente com os Correios, os documentos necessários para empreendedores individuais são:

  • Número de CNPJ atualizado
  • CPF, RG;
  • Ficha cadastral com os dados do titular da empresa
  • Relatório de faturamento referente aos últimos 12 meses assinado pelo contador ou proprietário da empresa.

Leia também: Passo a passo de como abrir um MEI gratuitamente

Contrato Correios e-commerce: precisa de um faturamento mínimo?

Como você pôde ver, na listagem de documentos solicitados para empreendedores individuais celebrarem o contrato, os Correios pedem uma relação do faturamento do negócio no ano anterior.

Além da análise do faturamento anual, para o contrato diretamente com os Correios, as lojas virtuais precisam ter um volume mínimo de fretes para que um contrato seja vantajoso entre as duas partes.

A dica é avaliar o momento do seu e-commerce e se suas vendas já geram uma demanda maior de entregas.

Se você está começando a empreender agora e tem um volume pequeno de envios, uma alternativa é enviar os pedidos da sua loja usando o aplicativo parceiro SuperFrete.

Por meio do app gratuito SuperFrete, você pode emitir fretes com desconto, ter acesso a mais pontos de postagem e até mesmo ter acesso a modalidade exclusiva de Mini Envios que é ainda mais econômica.

Correios Fácil: como assinar contrato digital

Você pode fazer um contrato com os Correios totalmente online e sem precisar ir até uma agência através do sistema Correios Fácil. Na abertura desta contratação, será preciso apresentar o CNPJ e ter também um certificado digital.

Para te ajudar, separamos aqui o passo a passo:

  1. Cadastre-se no link Meu Correios;
  2. Leia com atenção os termos e condições de adesão e conheça os serviços oferecidos;
  3. Baixe o arquivo PDF e assine o termo com seu certificado digital (saber mais sobre certificado)
  4. Após receber seu cartão Correios Fácil você já pode utilizar os serviços dos Correios.

Quais os tipos de envio pelo contrato com os Correios?

PAC, Sedex e Mini Envios são as modalidades de frete mais utilizadas por quem vende online. A principal diferença entre cada uma está no preço do envio e no prazo de entrega. Veja:

PAC

Esta é a modalidade de frete econômico dos Correios. Ao escolher o PAC, a encomenda terá valor menor para o envio, mas um prazo maior de entrega.

Conforme a distância e região no Brasil, a estimativa de prazo de entrega no PAC é de aproximadamente 10 dias úteis.

Sedex

Sedex é a modalidade expressa dos Correios, o que significa que é a entrega mais rápida e também mais cara. Seu uso é recomendado quando o objetivo é de que a encomenda chegue ao destinatário em menos tempo.

Nesta categoria os prazos caem para até 5 dias úteis, de acordo com a distância até o endereço de destino.

Mini Envios (ou PAC Mini)

O Mini Envios é a solução ideal para enviar encomendas leves e pequenas como acessórios, bijuterias e itens que pesem até 300 gramas. Outro diferencial é que a modalidade não está disponível para usuários direto no balcão, pois é oferecida exclusivamente por empresas parceiras, como o app SuperFrete.

Saiba mais sobre modalidades de envio com os Correios

Calcular frete fácil com Correios para e-commerce

Se você procura uma solução para calcular frete fácil e contar com uma série de vantagens como as disponíveis em contratos, conheça o aplicativo parceiro dos Correios, SuperFrete.

Simular frete das suas encomendas não pode ser uma tarefa difícil e quanto mais recursos você obter, mais tempo sobra para cuidar das vendas online.

Enquanto busca informações sobre as possibilidades de contrato com os Correios, veja também como gerar etiquetas de frete com até 80% de desconto no app SuperFrete.

Calculadora de Frete